quarta-feira, 2 de março de 2011

Dengue - O combate começa por todos nós!




A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.

Cada um dos vírus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.

Como se manifesta?

Existem quatro síndromes clínicas da dengue:

1. Febre indiferenciada;
2. Febre de dengue (Dengue Clássica);
3. Dengue hemorrágica, o DH;
4. Síndrome do choque da dengue.

A síndrome de choque é na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrágica (DH)
Até hoje a única forma de prevenção contra a dengue é eliminando o mosquito que a transmite, sendo assim parte de você leitor a iniciativa.
Não deixe água parada em lugar algum nos arredores ou dentro de sua casa.
A cidade de Martins está de alerta e a Ordem Demolay em parceria com a Secretaria de Saúde do município realizam uma campanha contra Dengue, onde, os membros da ordem e os agentes de Saúde efetuaram a remoção de focos no bairro Jacu. O blog Virtudes Demolay divulga as fotos da campanha, confiram!
Fonte: ABC da saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário